quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Jogos Especiais da cidade do Rio Grande reúnem alunos de 26 escolas

http://jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=2&n=19211 Emoção e superação, em um clima de festa que reuniu estudantes de Rio Grande, São José do Norte e Pelotas. Assim foi a cerimônia de abertura da 5ª edição dos Jogos Especiais da cidade do Rio Grande (Jecirg), realizada na tarde de terça-feira, 25, no ginásio da Praça Saraiva. Crianças e jovens de 26 escolas participaram, no primeiro dia, de apresentações artísticas, caminhada e jogos de golbol e futsal. "O mais importante é promover a integração das crianças ditas especiais, abrindo espaço para que elas possam cada vez mais fazer parte da comunidade, mostrando o que eles têm de bom. Os jogos são o ponto alto do ano, pois eles treinam durante todo o período escolar esperando pelas competições. É a culminância do trabalho", disse o professor João Guilherme, coordenador do Jecirg. Durante a solenidade, duas apresentações musicais animaram os participantes. O padrinho dos jogos, Gutineli Gauterio da Rosa, o Guto, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São José do Norte cantou sucessos nacionais, com acompanhamento do teclado. Em seguida, foi a vez de Fernando Neto, da Escola Barão de Cêrro Largo, empolgar a garotada com repertório nacional e internacional "Participar do Jecirg é uma honra, porque é uma oportunidade de mostrarmos a habilidade do deficiente em fazer as coisas. Capacidade nós temos, falta a valorização por parte da comunidade", disse o estudante.
Para a professora Alice Pires, que acompanha alunos da Escola Nossa Medianeira e Admar Corrêa, a oportunidade é importante, principalmente, no contexto da educação. "É necessário que eles façam parte e estejam incluídos em diferentes situações no contexto em que vivemos. Isso faz com que eles se sintam valorizados, principalmente no que diz respeito ao ambiente escolar", disse. Para o estudante Lucas Gonçalves, a expectativa está no início das competições. "Vou tentar fazer o meu melhor, especialmente no futsal e no arremesso de peso. Treinei bastante durante as aulas de Educação Física e me sinto preparado", disse. Já a aluna Tatiane Nuck, da Apae/Rio Grande, aguarda ansiosa as corridas na pista de atletismo. "Além de apresentar o número de hip hop, vou participar da corrida. Estudei bastante pra aprender e acho que vai ser bem legal", finalizou.
O Jecirg segue até quinta-feira, 27, com provas de campo, salto em distância e salto em altura; provas de pista, caminhada (25 e 50 m); arremesso de peso, arremesso de pelota e corrida (50, 100, 200, 400 e 800 m), além do revezamento 4x25m e 4x100m. Por Anelize Kosinski anelize@jornalagora.com.br