terça-feira, 11 de setembro de 2012

Paralímpiadas Londres 2012

 

Pra quem acompanha meu trabalho e o quanto eu sou apaixonado pelos esporte para Pessoas com Deficiência, sabe da importância que dou ao trabalho realizado pelas centenas de instituições que trabalham com o Paradesporto no Brasil.
Acabamos de vivênciar nesses últimos 15 dias o maior evento esportivo para pessoas com deficiência do mundo inteiro. Eu pude acompanhar vários jogos durantes esses dias de competições e como sempre fiquei impressionado por tudo que envolveu esses jogos Paralimpícos.
As várias competições de Atletismo, durante praticamente todos os dias dos jogos, nos mostraram as várias possibilidades de trabalho com essas pessoas com as mais variadas deficiências, ficando claro também o quanto nesses últimos quatro anos melhorou a qualidade técnica de cada uma das provas. A melhora técnica de vários atletas, mostrou como é possível chegarmos a excelEñcai técnica com cada pessoa em cada prova.
Em outras modalidade como o futebol de 5, notamos que não existe mais uma diferença técnica imensa entre várias seleções. O Brasil se tornou tricampeão nessa modalidade, mas passou sufoco em vários jogos, mas prevaleceu a qualidade técnica individual de craques como Ricardinho e Jefinho.
Tivemos algumas surpresas maravilhosas para o paradesporto brasileiro, como a afirmação da esgrima, através de nosso atleta gaúcho Geovane, que conquistou a medalha de ouro em sua categoria e também  a equipe masculina de goalball, que chegou a uma inédita medalha de prata, batendo seleções com muita tradição nesse esporte. Destaque nessa equipe para o craque Romário.
Mas é claro eu não poderia negar ou esquecer o sucesso da natação, esporte que mais é utilizado para a reabilitação das pessoas com deficiência no Brasil e no mundo. Reafirmamos ter os dois maiores atletas da natação paralimpíca de todos os tempos: Daniel Dias e André Brasil. Ganhamos nossa primeira medalha feminina na modalidade e grandes atletas de outros tempos se confirmaram com algumas meldalhas como Clodoaldo Silva.
Eu já estava me esquecendo das quatro grandes medalhas da Bocha Paralímpica, três ouros e um bronze. Melhora significativa em relação as conquistas anteriores em Paralimpíadas.
Bom esse pequeno resumo vem confirmar o quanto crescemos, pois hoje temos o maior número de ouros conquistado em uma edição das Paralimpíadas, apesar de um número menor de medalhas total e de modalidades que ganharam medalhas em relação a Pequim 2008. O trabalho de planejamento e adminstração do Comite Paralimpíco Brasileiro se confirmou e hoje somos com certeza uma das grandes potências do esporte Paralímpico Mundial.

PARABÉNS BRASIL!!! PARABÉNS PARATLETAS BRASILEIROS!!! PARABÉNS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DO MUNDO INTEIRO!!!!

Nenhum comentário: